Grupo NC | EM DESTAQUE

Grupo NC, controlador da farmacêutica EMS, é lançado em evento na Zona Franca de Manaus

25.Aug.2014 |Grupo NC

Holding pretende intensificar a diversificação dos negócios. A expectativa é de que, em cinco anos, 50% da receita do grupo sejam provenientes de atividades não farmacêuticas

Manaus, 25 de agosto de 2014 – O empresário Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração da maior farmacêutica brasileira, a EMS, apresentou hoje (25) ao mercado o Grupo NC, de seu controle acionário. O grupo econômico nasce com quatro pilares, dois deles integrados por empresas de gestão e controle próprios, NC Farma e ACS Desenvolvimento Imobiliário, e outros dois focados em investimentos, NC Par e NC Invest. O anúncio foi realizado durante a inauguração da Novamed, nova indústria farmacêutica do grupo e a primeira empresa a produzir medicamentos na Zona Franca de Manaus (AM), em um evento que contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, além de outras autoridades.

Entre os principais objetivos do conglomerado, está a expansão das fontes de receita não provenientes do setor farmacêutico. No ano de 2013, as empresas farma do grupo faturaram R$ 7,2 bilhões (IMS Health). “Em cinco anos, 50% da receita serão oriundos de novos negócios, o que representa um enorme desafio, considerando que nossas empresas dedicadas à produção de medicamentos continuarão crescendo em ritmo acelerado, fortemente impulsionadas por investimentos consistentes que temos realizado em inovações incrementais e radicais”, afirma o Carlos Sanchez, também presidente do Conselho de Administração do Grupo NC.

Há oito anos consecutivos na liderança do mercado farmacêutico nacional, o grupo composto pelas empresas EMS, Germed, Legrand e Novamed, além de CPM e Natures, está agora sob o guarda-chuva do NC Farma, que tem como âncora a segunda maior farmacêutica da América Latina e única brasileira entre as quatro primeiras colocadas nesse ranking (IMS Health), a EMS, que, por sua vez, tem sob seu controle a Brace Pharma, sediada no estado americano de Maryland desde 2013 e que foi fundada com foco em pesquisas e desenvolvimento de produtos provenientes de inovação radical.

A ACS Desenvolvimento Imobiliário, segundo pilar econômico do Grupo NC, de controle e gestão próprios, é composta pela ACS Incorporadora, fundada em 2007, além da ACS Construtora e ACS Urbanismo, que surgiram em 2013, empresas com atuação nas cidades paulistas de São Paulo, Campinas, Barueri, Santo André, São Bernardo do Campo, entre outras.

A NC Par, por sua vez, congregará empresas que têm o Grupo NC como integrante do bloco controlador e cujo negócio possui sinergia com as demais atividades do conglomerado. Atualmente, integra esse pilar a joint venture Bionovis, que nasceu em 2012 e que investe no segmento de medicamentos biotecnológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica.

Já a NC Invest concentrará os investimentos em private equity, instrumento que formalizará a entrada do grupo em setores bastante diversificados.

“A arquitetura das marcas foi constituída a partir de uma ampla matriz que norteará as decisões do grupo daqui para frente. Esse processo é reflexo de uma visão de longo prazo, que prioriza a perenidade do negócio”, comenta Sanchez. “Queremos que o Grupo NC se transforme em uma marca forte e coesa, que ganhe tradição e seja tão reconhecida quanto hoje é, por exemplo, a marca EMS”.

O grupo controlador traz as siglas iniciais – e emocionais – de Nanci Sanchez e Carlos Sanchez, filhos de Emiliano Sanchez, fundador da farmacêutica EMS, em 1964.

COMENTÁRIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS