Grupo NC | EM DESTAQUE

EMS obtém patente do Toragesic no Brasil

05.Nov.2014 |NC Farma

Anti-inflamatório com potente ação analgésica, o medicamento exclusivo já é patenteado pela empresa na Europa e nos Estados Unidos.

A EMS, maior laboratório farmacêutico brasileiro, amplia o seu portfólio de patentes de produtos e recebe do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a carta patente do Toragesic no Brasil. O medicamento, um anti-inflamatório (AINE) com potente ação analgésica, de formulação exclusiva desenvolvida pela empresa, já possui desde 2011 patentes concedidas nos Estados Unidos e na Europa.

Para o vice-presidente Institucional da EMS, Marcus Sanchez, “essas conquistas reforçam o caminho de inovação perseguido pela empresa, que conquistou a patente em países exigentes e altamente regulados”.

A certificação revela, ainda, o foco da empresa na área de pesquisa e desenvolvimento, considerada estratégica para as indústrias nacionais. “No Brasil, temos mais 14 pedidos de patentes que aguardam exame. No mundo, são mais de 80 patentes concedidas, sendo três na Europa, quatro nos Estados Unidos, duas na Rússia e uma na Ucrânia, regiões exigentes quando o assunto é inovação e concessão de patentes”, revela Sanchez.
 
No Brasil, o desempenho de vendas do Toragesic está em ascensão. Cresceu cerca de 22% no período de agosto de 2013 a agosto deste ano, o que rendeu faturamento de R$ 76 milhões e aproximadamente 4 milhões de unidades comercializadas no período (IMS Health).
 
Foco em inovação
 
Toragesic é resultado de inovação incremental, processo pelo qual a EMS desenvolveu nova formulação a partir de um princípio ativo (no caso, cetorolaco) que se encontrava em domínio público. O produto, lançado em 2003, é sublingual e tem como principal vantagem a propriedade de aliviar dores de forma mais rápida do que a mesma molécula administrada por via oral (comprimido).
 
O desenvolvimento do Toragesic atesta que os medicamentos resultantes de inovação incremental são um dos pilares do planejamento estratégico da EMS e, ainda, demonstra os consistentes investimentos em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que, atualmente, conta com mais de 300 pesquisadores e é considerado um dos maiores e mais modernos da América Latina.
 
Sobre a EMS
Maior laboratório farmacêutico brasileiro, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento, e segunda no ranking de maiores farmacêuticas da América Latina (IMS Health). Com 50 anos de história, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. Com duas unidades produtivas, em São Bernardo do Campo e Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos, além de contar com a Novamed, localizada em Manaus (AM), a maior fábrica de medicamentos sólidos do Brasil e uma das mais modernas do mundo, a EMS exporta para mais de 40 países - www.ems.com.br.
 
Mais informações para a imprensa:
CDI Public Relations

Jorge Valério – jorge@cdicom.com.br (11) 3817-8002
Nathalia Coutinho – nathalia.coutinho@cdicom.com.br (11) 3817-8008

COMENTÁRIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS