Grupo NC | EM DESTAQUE

Novamed inaugura fábrica em Manaus (AM)

25.Aug.2014 |NC Farma- Novamed

Empresa do mesmo grupo controlador da farmacêutica EMS é a primeira a produzir medicamentos na Zona Franca. Investimento é de R$ 385 milhões.

A Novamed, empresa do mesmo grupo controlador da EMS - líder do mercado farmacêutico brasileiro há oito anos consecutivos -, inaugura hoje (25) uma das maiores fábricas de medicamentos sólidos da América Latina e uma das mais modernas do mundo. Primeira indústria a produzir medicamentos na Zona Franca de Manaus, irá gerar 500 empregos diretos e cerca de dois mil indiretos, contribuindo para a absorção e o desenvolvimento da mão de obra local. O evento contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e autoridades locais.   

As instalações da Novamed possuem 35 mil metros quadrados de área construída em um terreno cuja área total é de 250 mil metros quadrados. O investimento aportado foi de R$ 385 milhões e a capacidade produtiva é de 1,5 bilhão de comprimidos por mês.

Para Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo Controlador, “a Novamed reforça o pioneirismo do grupo e possibilitará o aumento da capacidade de produção de medicamentos em território nacional, contribuindo para a redução da dependência brasileira de importações e para a expansão do acesso da população à saúde”.

Com exclusivo sistema robotizado de pesagem de matéria-prima e programas integrados que permitem reprodução ainda mais precisa dos processos, a fábrica conta com os mais modernos equipamentos disponíveis no mercado mundial, importados dos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Índia.

O processo de fabricação dos medicamentos é totalmente automatizado e a documentação, eletrônica, o que elimina o uso de papel. As máquinas e operações são integradas por softwares, possibilitando o acompanhamento em tempo real dos procedimentos.

A Novamed, além de atender aos padrões de fabricação de autoridades sanitárias nacionais (Anvisa) e estar de acordo com as mais exigentes normas internacionais, segue todas as políticas ambientais e determinações dos órgãos competentes de Manaus - a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF).

Grupo lidera mercado brasileiro e ocupa a segunda posição na América Latina

Hoje, o grupo controlador de Novamed e EMS é líder do setor farmacêutico brasileiro e, na América Latina, ocupa a segunda posição do ranking (Fonte: IMS Midas MAT Fev 2014). É também o único grupo brasileiro entre os quatro maiores do mercado latino-americano.

Atendimento à imprensa:
CDI Comunicação Corporativa
Jorge Valério – (11) 3817-8002
Nathalia Coutinho – (11) 3817-8008

COMENTÁRIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS